top of page

Capacitação do Nota Fiscal Gaúcha para alunos do município

Nos dias 04 e 05 de novembro foram realizadas as capacitações referentes ao tema Nota Fiscal Gaúcha aos alunos da EMEF Frei Henrique de Coimbra em Nova Santa Cruz, zona rural de Santa Clara do Sul. As turmas contempladas com o treinamento foram as de 5º ao 9º ano, presencialmente e, ainda os alunos que estão acompanhando as aulas de forma virtual terão esta mesma capacitação de forma online.


Os alunos puderam conhecer todos os benefícios do Programa Nota Fiscal Gaúcha e compreender a responsabilidade de exercermos a cidadania fiscal. Foram detalhadas todas as formas de premiação e abordada principalmente a indicação de entidades para receberem os repasses do Governo Estadual.


Atualmente no município as entidades cadastradas no Programa Nota Fiscal Gaúcha para receberem valores trimestralmente são a Escola Estadual e a Unidade Básica de Saúde. Também foi possível mostrar aos alunos índices de acompanhamento do Nota Fiscal Gaúcha em nosso município, como o total de CPFs cadastrados, número de notas fiscais emitidas com CPF e número de estabelecimentos comerciais cadastrados. A Sala de Negócios irá atuar em conjunto com as professoras da Escola, sendo que o assunto Nota Fiscal Gaúcha será trabalhado de forma interdisciplinar nas turmas.


De acordo com a Diretora da escola Ana Paula Dessoy, após os professores da escola receberam a capacitação do Nota Fiscal Gaúcha em outubro, logo pensaram em realizar um trabalho integrado com os alunos, envolvendo a comunidade escolar. "O simples fato de colocar o CPF nas notas fiscais é uma atitude cidadã que vai contribuir para que os recursos cheguem aos que mais necessitam. Desta forma, participar do PNFG é ajudar a construir uma sociedade solidária e mais justa para todos. Além disso, as empresas participantes também reforçam a sua responsabilidade social com o Estado do Rio Grande do Sul, com o seu município e com a sociedade.", salientou.

Segundo João Pedro Wergutz, aluno do 8º ano, a Nota Fiscal Gaúcha é importante para evitar a sonegação de impostos pelas empresas e ajudarmos na arrecadação do nosso município. "Através da Nota Fiscal Gaúcha podemos ganhar dinheiro com os prêmios e ainda ganhar desconto no IPVA.", comentou o aluno Felipe Luiz O. Flores, do 6º ano.


Ao final da capacitação, foi lançada uma pesquisa virtual para que os alunos aplicassem com seus familiares e conhecidos que ainda não conhecem o Programa Nota Fiscal Gaúcha, a fim de fazermos uma amostragem deste público e podermos traçar o perfil da população que ainda não está cadastrada no Nota Fiscal Gaúcha.


Durante o mês, vamos acompanhar com os alunos a evolução dos números junto à Plataforma do Nota Fiscal Gaúcha para podermos concluir o diagnóstico.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page