SANTA CLARA DO SUL VAI INAUGURAR ROTEIRO TURÍSTICO DURANTE A PROGRAMAÇÃO DE 30 ANOS DO MUNICÍPIO
- Santa Clara do Sul
- 10 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Reconhecida como a Cidade das Flores e da Agroecologia, Santa Clara do Sul trabalha para também se tornar referência na área do turismo. E uma das ações é a criação do primeiro roteiro turístico, que fará parte de um projeto maior composto por circuitos de caminhadas, trilhas, cicloturismo e demais rotas voltadas ao turismo religioso, cultural, gastronômico, esportivo e de ecoturismo, intitulado “Caminhos de Santa Clara”.
Denominado de “Aromas e Sabores na Cidade das Flores”, o roteiro teve o último teste antes da inauguração nesse domingo, dia 9. O lançamento oficial ocorrerá durante a programação de aniversário dos 30 anos do município, comemorados em março deste ano. Só neste fim de semana, em torno de 60 pessoas participaram da rota, totalizando um público superior a 300 turistas que já visitaram e conheceram os empreendimentos e potencialidades locais.
O roteiro inclui a visitação a 12 empreendimentos locais, começando pela visitação ao pórtico de entrada da cidade, um delicioso café colonial na Casa Thomas, muito aprendizado sobre o manejo e produção de flores na estufa Flora Figueiras, uso consciente e sustentável das nossas roupas na Casa Paty’s ou apreciar uma cerveja bem gelada no Biergarten Pub, e a visitação da Igreja da Matriz. Tudo isso no período da manhã.
No período de meio-dia, o Restaurante Bom Tempero serve um típico almoço alemão colonial regado a chopp e muita conversa. Durante a tarde, os turistas seguem conhecendo mais dos encantos da cidade, parando na Casa do Artesão e no museu da Biblioteca Municipal, Agroindústria Familiar Kollet, que serve pães, bolachas e roscas para degustação em geral.
No fim do dia, o encerramento das atividades ocorre no sítio Sítio Flor e Ser, que tem como foco a produção de alimentos orgânicos, colha e pague, visitação e interação com animais do campo e um divertido passeio de carroça puxada a trator pela propriedade da família.
De acordo com o responsável pela mentoria aos empreendimentos que integram o roteiro, Luis Eurico Librelloto, nestes últimos seis meses o grupo se fortaleceu e superou as expectativas. “Santa Clara do Sul hoje possui uma oferta diferenciada de turismo, aliando simplicidade e experiências únicas proporcionadas aos visitantes”.
O prefeito Paulo Kohlrausch destaca que o intuito é transformar Santa Clara do Sul numa cidade turística, gerando mais emprego e renda, garantindo a manutenção de um município próspero e sustentável e revitalizando a área rural por meio do agroturismo. "Esse é o começo de uma caminhada longa e desafiadora no sentido de viabilizar uma alternativa consistente de sustentabilidade econômica e ambiental para Santa Clara do Sul", menciona.
Kohlrausch frisa a necessidade de implementação de um conjunto de ações públicas e privadas para fomentar o turismo local. " Com o apoio da comunidade, colocaremos a nossa cidade no mapa do turismo e construiremos um lugar cada vez melhor de se viver”, enfatiza.








Comments